O Sebrae Goiás tornou-se, ao longo dos anos, fonte segura de informação não só para o segmento empresarial como, também, para os profissionais de comunicação
Patrícia Barcelos, Gerente da Unidade de Marketing e Comunicação do SEBRAE-Go, e Ana Maria Uinah, Editora e Produtora, do anuário CAMPGuia.
O Sebrae e a imprensa
O Serviço de Apoio às Micro e
Pequenas Empresas (Sebrae Goiás) tornou-se, ao longo dos anos, fonte segura de
informação não só para o segmento empresarial como, também, para os
profissionais de comunicação em Goiás.
O trato correto com a notícia, a
disponibilidade de consultores especializados em diversos temas e a
credibilidade do conteúdo produzido, seja em forma de textos, releases,
artigos, diagnósticos, estudos ou pesquisas, além de um vasto acervo
fotográfico, posicionam o Sebrae Goiás como uma das principais fontes de
informação no Estado.
Instalado em Goiânia, mas com
regionais em 10 cidades-polo do Estado e agências de atendimento em outros 20
municípios, o Sebrae Goiás mantém um estreito relacionamento e oferta conteúdo
a cerca de 420 veículos de comunicação (rádios, jornais, tevês, revistas,
sites) espalhados pelo território goiano.
Como sua área de atuação é vasta,
o Sebrae Goiás também dispõe de meios próprios de comunicação com seus públicos
(potenciais e empresários em atividade, empreendedores individuais, produtores
rurais). Entre eles destacam-se o Portal Sebrae, a Agência Sebrae de Notícias
(ASN Goiás), o Jornal Sebrae e o programa de rádio Momento Sebrae.
O Portal Sebrae
(www.sebraego.com.br) conta com informações sobre os programas e projetos da
instituição, bem como orientações acerca do universo empresarial.
A ASN Goiás
(www.go.agenciasebrae.com.br) é, na prática, uma agência que produz e distribui
diariamente reportagens gratuitamente aos veículos de comunicação, com o
objetivo de aumentar o espaço das micro e pequenas empresas na mídia.
O Jornal Sebrae é editado
mensalmente, com 30 mil exemplares, e distribuído gratuitamente em 23 mil
empresas de Goiânia, além das postos de atendimento do Sebrae Goiás no interior
do Estado.
Já o programa de rádio Momento
Sebrae é veiculado diariamente nas dez cidades onde o Sebrae mantém seus
escritórios regionais. Com dois minutos de duração, o programa prioriza
informações sobre a gestão das micro e pequenas empresas.
Grande alcance
Toda a estrutura de comunicação
do Sebrae é coordenada pela Unidade de Marketing e Comunicação (UMC) que conta,
além da gerência, com dois jornalistas, um relações públicas, duas
profissionais de marketing e uma na área administrativa.
Para atender a demanda, crescente
a cada dia, na área de publicidade a UMC conta com o suporte de duas agências
de marketing (Logos Propaganda e Netmídia), licitadas por meio da Concorrência
Pública 003/2012, em junho de 2013. O contrato para ambas é de R$ 2,5 milhões
ao ano. As duas agências são consolidadas no mercado, e atendem, além de outras
unidades do Sebrae no Brasil, clientes como Governo do Goiás, Ford, Oi,
Organização Jaime Câmara.
Para o relacionamento com a
imprensa, a UMC conta com o suporte da Oficina de Comunicação (Estratégia
Consultoria e Comunicação Ltda.), contratada por meio da Concorrência Pública
002/2010, em 2 de agosto de 2010. O valor do contrato anual é de R$ 500 mil. A
empresa tem em sua carteira de clientes empresas do porte de Votorantim Metais,
Grupo QG Jeitinho Caseiro, Sicoob Engecred, EBM Desenvolvimento Imobiliário,
SAMA e IBC - Instituto Brasileiro do Crisotila. Pelo contrato, a empresa presta
serviços, sob demanda, de coberturas jornalísticas e fotográficas (em todo o
Estado), produção de artigos e conteúdos de cunho institucional para os
veículos próprios de comunicação do Sebrae Goiás.
A soma desses esforços rende ao
Sebrae Goiás, além de um forte posicionamento no mercado, como instituição
geradora de informação e indutora do conhecimento, uma expressiva participação
na mídia, de forma espontânea e gratuita. Só como exemplo, se fosse pagar pelo
espaço que ocupou na mídia de janeiro de 2013 a janeiro de 2014, o Sebrae Goiás
teria que destinar R$ 8.244.118,54 do seu orçamento para esta finalidade, isso
só com os principais veículos de comunicação (rádio, jornal, tevê e internet)
da Região Metropolitana de Goiânia.
Vale ressaltar que todo o
processo de comunicação do Sebrae Goiás segue rigorosamente as ‘Diretrizes para a Atuação do Sistema Sebrae em Marketing
e Comunicação’, aprovadas por resoluções nacionais (Direx RO-Nº 0309/09, de 09
de fevereiro de 2009, e Resolução RO-Nº 0813/09, de 29 de abril de 2009). Este
documento objetiva estabelecer as linhas de atuação e o posicionamento
estratégico do Sistema Sebrae nas áreas de marketing e comunicação, e as
resoluções determinam que as unidades federativas mantenham um posicionamento
apolítico sem, inclusive, a superexposição de seus dirigentes na mídia.
Ao longo de seus 40 anos de
atuação no Estado, o Sebrae Goiás cumpre o seu papel social de ser um parceiro
das micro e pequenas empresas. E também de ser uma fonte confiável, segura e
precisa para os profissionais de comunicação.
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