Tradutor

domingo, 17 de agosto de 2014

Uinah Editora e Produtora, em visita à Patrícia Barcelos, Gerente da Unidade de Marketing e Comunicação do SEBRAE - Goiás

O Sebrae Goiás tornou-se, ao longo dos anos, fonte segura de informação não só para o segmento empresarial como, também, para os profissionais de comunicação

Patrícia Barcelos, Gerente da Unidade de Marketing e Comunicação do SEBRAE-Go, e Ana Maria Uinah, Editora e Produtora, do anuário CAMPGuia.                               

O Sebrae e a imprensa

O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae Goiás) tornou-se, ao longo dos anos, fonte segura de informação não só para o segmento empresarial como, também, para os profissionais de comunicação em Goiás.

O trato correto com a notícia, a disponibilidade de consultores especializados em diversos temas e a credibilidade do conteúdo produzido, seja em forma de textos, releases, artigos, diagnósticos, estudos ou pesquisas, além de um vasto acervo fotográfico, posicionam o Sebrae Goiás como uma das principais fontes de informação no Estado.

Instalado em Goiânia, mas com regionais em 10 cidades-polo do Estado e agências de atendimento em outros 20 municípios, o Sebrae Goiás mantém um estreito relacionamento e oferta conteúdo a cerca de 420 veículos de comunicação (rádios, jornais, tevês, revistas, sites) espalhados pelo território goiano.

Como sua área de atuação é vasta, o Sebrae Goiás também dispõe de meios próprios de comunicação com seus públicos (potenciais e empresários em atividade, empreendedores individuais, produtores rurais). Entre eles destacam-se o Portal Sebrae, a Agência Sebrae de Notícias (ASN Goiás), o Jornal Sebrae e o programa de rádio Momento Sebrae.

O Portal Sebrae (www.sebraego.com.br) conta com informações sobre os programas e projetos da instituição, bem como orientações acerca do universo empresarial.

A ASN Goiás (www.go.agenciasebrae.com.br) é, na prática, uma agência que produz e distribui diariamente reportagens gratuitamente aos veículos de comunicação, com o objetivo de aumentar o espaço das micro e pequenas empresas na mídia.

O Jornal Sebrae é editado mensalmente, com 30 mil exemplares, e distribuído gratuitamente em 23 mil empresas de Goiânia, além das postos de atendimento do Sebrae Goiás no interior do Estado.

Já o programa de rádio Momento Sebrae é veiculado diariamente nas dez cidades onde o Sebrae mantém seus escritórios regionais. Com dois minutos de duração, o programa prioriza informações sobre a gestão das micro e pequenas empresas.

Grande alcance

Toda a estrutura de comunicação do Sebrae é coordenada pela Unidade de Marketing e Comunicação (UMC) que conta, além da gerência, com dois jornalistas, um relações públicas, duas profissionais de marketing e uma na área administrativa.

Para atender a demanda, crescente a cada dia, na área de publicidade a UMC conta com o suporte de duas agências de marketing (Logos Propaganda e Netmídia), licitadas por meio da Concorrência Pública 003/2012, em junho de 2013. O contrato para ambas é de R$ 2,5 milhões ao ano. As duas agências são consolidadas no mercado, e atendem, além de outras unidades do Sebrae no Brasil, clientes como Governo do Goiás, Ford, Oi, Organização Jaime Câmara.

Para o relacionamento com a imprensa, a UMC conta com o suporte da Oficina de Comunicação (Estratégia Consultoria e Comunicação Ltda.), contratada por meio da Concorrência Pública 002/2010, em 2 de agosto de 2010. O valor do contrato anual é de R$ 500 mil. A empresa tem em sua carteira de clientes empresas do porte de Votorantim Metais, Grupo QG Jeitinho Caseiro, Sicoob Engecred, EBM Desenvolvimento Imobiliário, SAMA e IBC - Instituto Brasileiro do Crisotila. Pelo contrato, a empresa presta serviços, sob demanda, de coberturas jornalísticas e fotográficas (em todo o Estado), produção de artigos e conteúdos de cunho institucional para os veículos próprios de comunicação do Sebrae Goiás.

A soma desses esforços rende ao Sebrae Goiás, além de um forte posicionamento no mercado, como instituição geradora de informação e indutora do conhecimento, uma expressiva participação na mídia, de forma espontânea e gratuita. Só como exemplo, se fosse pagar pelo espaço que ocupou na mídia de janeiro de 2013 a janeiro de 2014, o Sebrae Goiás teria que destinar R$ 8.244.118,54 do seu orçamento para esta finalidade, isso só com os principais veículos de comunicação (rádio, jornal, tevê e internet) da Região Metropolitana de Goiânia.

Vale ressaltar que todo o processo de comunicação do Sebrae Goiás segue rigorosamente as ‘Diretrizes  para a Atuação do Sistema Sebrae em Marketing e Comunicação’, aprovadas por resoluções nacionais (Direx RO-Nº 0309/09, de 09 de feve­reiro de 2009, e Resolução RO-Nº 0813/09, de 29 de abril de 2009). Este documento objetiva estabelecer as linhas de atuação e o posicionamento estratégico do Sistema Sebrae nas áreas de marketing e comunicação, e as resoluções determinam que as unidades federativas mantenham um posicionamento apolítico sem, inclusive, a superexposição de seus dirigentes na mídia.


Ao longo de seus 40 anos de atuação no Estado, o Sebrae Goiás cumpre o seu papel social de ser um parceiro das micro e pequenas empresas. E também de ser uma fonte confiável, segura e precisa para os profissionais de comunicação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe Aqui seu Comentário!

Últimas Postagens do Blog